-VAMPIROS DE VENEZA
PUBLICAÇÃO FEITA DIA = 19/06/2015

Os vampiros são os personagens centrais de lendas urbanas, contos populares e do filme Crepúsculo.
Mas os pesquisadores italianos acreditam ter encontrado os restos mortais de uma “vampira” de verdade em Veneza.
Ela foi enterrada com um tijolo preso entre suas mandíbulas para impedi-la de se alimentar de vítimas de uma peste que varreu a cidade no século 16.
Matteo Borrini, um antropólogo da Universidade de Florença, diz que a descoberta na pequena ilha de Lazzaretto Nuovo, na lagoa de Veneza, reforça a crença medieval de que vampiros estavam por trás da propagação de pragas na antiguidade, como a Peste Negra.
Borrini afirma: “Esta é a primeira vez que a arqueologia consegue reconstruir o ritual de exorcismo de um vampiro. Isso ajuda a autenticar como o mito dos vampiros nasceu”.
O esqueleto foi descoberto em uma vala comum da praga de Veneza, de 1576, em Lazzaretto Nuovo, que fica a cerca de dois quilômetros a nordeste de Veneza. Ela foi usada como sanatório para doentes da peste.

Restos mortais da vampira encontrada em Veneza.A sucessão de pragas que assolaram a Europa entre 1300 e 1700 suscitou a crença nos vampiros, principalmente porque a decomposição dos cadáveres não era bem compreendida, explica Borrini.
Coveiros reabriam valas comuns e, às vezes, se deparavam com corpos inchados por gases, com cabelos ainda em crescimento e sangue escorrendo de suas bocas. Com isso, acreditavam que “os mortos ainda estavam vivos”.
As mortalhas usadas para cobrir o rosto dos falecidos eram frequentemente atacadas por bactérias na boca, revelando dentes do cadáver. Assim, os vampiros se tornaram conhecidos como “comedores de mortalha”.
De acordo com textos médicos medievais e religiosos, sobre os mortos-vivos foi jogada a culpa por espalharem a peste, a fim de sugar o restante de vida dos cadáveres, para adquirir força e voltar às ruas.
“Para matar um vampiro era preciso remover a mortalha de sua boca e colocar algo intragável lá. É possível que outros cadáveres já tenham sido encontrados com tijolos na boca, mas esta é a primeira vez que o ritual foi reconhecido”, ressalta Borrini.
Enquanto lendas sobre beber sangue datam de milhares de anos, a figura moderna do vampiro foi encapsulada em “Drácula”, do autor irlandês Bram Stoker, em 1897, um romance baseado em contos do século 18 da Europa Oriental.
-O VAMPIRO DE HIGHGATE
PUBLICAÇÃO FEITA DIA = 19/06/2015

No mundo do sobrenatural, lendas urbanas às vezes são muito bizarras, assim como a lenda de "The Vampire Highgate", que supostamente tem assombrado o Cemitério Highgate em Londres no início de 1970. Cemitérios abandonados são lugares estranhos e evocativos para o mal desde tempos antigos, mas Highgate aparentemente despertou o medo de vários jovens, incluindo Sean Manchester e David Farrant.
Em dezembro de 1969 David Farrant apelou para testemunhar depois de avistar "uma figura cinzenta" no cemitério de Highgate. Vários moradores responderam, mas o avistamentos teve traços comuns. No entanto, quando Sean Manchester disse na cidade de Hampstead que Highgate tinha "um Vampiro Rei dos Mortos-Vivos" e que foi enterrado no cemitério no início do século 18, a figura cinzenta transformou em The Vampire Highgate e uma lenda urbana nasceu.
Manchester afirmou que o vampiro tinha sido invocado por satanistas, e que seu corpo deveria ser capturado, decapitado e queimado - uma prática comum para a eliminação de vampiros, mas de certa forma ilegal hoje em dia. A rivalidade entre Manchester e Farrant atingiu o seu apogeu por volta de 1970 e na sexta-feira 13 de março, um "oficial" viu uma multidão descer em direção a Highgate para uma caça ao vampiro, apesar dos esforços da polícia para detê-los. Após este espetáculo estranho, as coisas tornaram-se ainda mais bizarras, e Farrant - que, de acordo com seu site , sempre se opôs à interpretação de que existia um vampiro nos acontecimentos sobrenaturais de Highgate - foi preso em agosto de 1970, alegadamente na posse de um crucifixo e estaca de madeira.
Manchester foi ainda mais longe, e em um aparente caso da lenda, ele tropeça em alho e água benta colocado em uma catacumba, que ele afirmou ter sido levado por uma menina em estado de sonambulismo. Ele também planejou cravar uma estaca em um corpo, mas foi dissuadido por um companheiro. As atividades bizarras de David Farrant e Sean Manchester tem popularizado o lugar no folclore local e promovendo-o a uma lenda urbana moderna no processo. O Cemitério de Highgate é claramente um lugar perigoso para enterrar um corpo morto, e os visitantes de fora do túmulo parecem ser mais problemáticos do que os mortos do além.
-A LENDA DE CAIM
PUBLICAÇÃO FEITA DIA = 19/06/2015

Muitas pessoas acreditam que o primeiro vampiro da história foi o Drácula, porém existe uma lenda que conta que na verdade o primeiro vampiro é muito mais antigo, tão velho que sua história é contada na Bíblia e seu nome é conhecido por muitos.
Conta à história bíblica que Caim era irmão de Abel, sendo os dois filhos de Adão e Eva. O primeiro cuidava da terra e plantava, enquanto o segundo cuida de animais e também caçava, trazendo a carne para mesa de sua família.
Certa vez Caim quis levar ao seu Deus uma espécie de oferenda, trazendo-lhe frutos que cultivava e seu irmão Abel também ofertou algo, levando como oferta uma ovelha de grande valor, pois era a primogênita de sua criação.
Com muito gosto, Deus aceitou o que Abel lhe trouxe, mas o presente de Caim não foi aceito de bom grado. O que gerou raiva e descontentamento por parte dele, afinal ofertara o que tinha de melhor, as melhores frutas geradas pelas melhores sementes, além do suor de todo o trabalho que havia realizado para cultiva-las. Mesmo assim as ofertas de Abel eram sempre bem aceitas e as de Caim não.
Assim Caim foi ficando cada vez mais bravo e desiludido com aquilo. E certo dia Abel foi chamado por seu irmão até um lugar afastado e quando menos esperava, Abel foi atacado por Caim, que o golpeou com uma pedra, até ver o sangue do irmão espalhado pelo chão e só parou quando ele jazia morto no chão envolto em uma poça vermelha.

No outro dia, perante a presença de Deus, Caim foi questionado sobre o paradeiro de seu irmão, mas ele respondeu dizendo que não era seu cuidador e não sabia onde estava. Naquele momento tudo foi descoberto e amaldiçoado ele foi, como ninguém mais havia sido, afinal ele era o primeiro assassino e deveria ser lembrado por sua maldade.
Dizem que Deus lhe amaldiçoou a vagar por esse mundo até os fins dos tempos amargurando-se de seu pecado e por onde ele passasse flores e coisas vivas morreriam. Caim também não poderia mais contemplar a luz do Sol e sentiria a necessidade do sangue todos os dias, da mesma maneira que havia derramado o de seu irmão.

Durante muito tempo, Caim vagou pelo mundo, afinal fora expulso de onde vivia. Até chegar a Node, onde conheceu Lilith, uma mulher que lhe ensinou as poderosas artes do sangue e com seu poder Caim construiu uma próspera cidade. Mas apesar disso ele não era feliz, pois tudo era passageiro e as pessoas que amava morriam logo. Dessa maneira, ele resolveu transformar os humanos que lá viviam em seres como ele, assim surgiram os primeiros vampiros.
Três teriam sido os transformados por Caim e esses transformaram muitos outros, criando uma grande linhagem de vampiros, mas então veio o Dilúvio e muitos pereceram. Depois que as Terras secaram, Caim acreditou que aquilo era mais um ato de Deus para puni-lo por criar os vampiros, dessa maneira ordenou a todos que parassem com aquilo e ele mesmo sumiu no mundo.
Porém os netos mataram os “filhos” de Caim, pois não queriam seguir as regras ditadas por ele. E assim os vampiros começaram a se espalhar pelo mundo, sendo que cada um dos sete netos criam seus próprios clãs, cada um com suas características e poderes. Durante muitos anos eles lutaram entre uns contra os outros, querendo cada um o poder para si.
Com o tempo as batalhas foram diminuindo, e cada um foi com seu clã para um canto do mundo, dessa maneira os vampiros se espalharam pelo planeta, vivendo na sombra da noite e pegando os desprevenidos para virarem alimento.
De Caim não se tem mais noticias, porém dizem que os vampiros só não dominaram o mundo por medo de ele voltar e acabar com todos, pois mesmo odiando Deus, Caim o teme e não quer ter seu nome amaldiçoado novamente.